quinta-feira, 10 de março de 2011

Forças Armadas resistem à Comissão da Verdade

Eu confesso que, nascido em 1972, fica difícil avaliar a imagem que o Exécito Brasileiro e as Forças Armadas tinham junto a população antes da Ditadura Militar de 1964 a 1985. Mas sei bem a imagem que foi deixada para a minha geração: a de que os militares eram truculentos, aculturados e... enfim, eram motivo de chacotas.
Mas, apesar das evidências deixadas pela história, nunca concordei com essa imagem. Até porque meu avô foi da Marinha, e se ele rompeu com as Forças Armadas por não concordar com a Ditadura, pelos menos o Golpe-Revolução de 64 ele apoiou.
Além disso, ações recentes como a intervenção no Haiti e a ajuda do exército no combate a violência do Rio de Janeiro trouxeram as Forças Armadas de novo pra perto da população.
Por tudo isso, me é decepcionante ler a notícia de que as “Forças Armadas resistem à Comissão da Verdade”(O Globo, 9-03-2011). E mais decepcionante ainda é ver que seus argumentos representam a mesma mentalidade tacanha da época da Ditadura.
Tomo como referência a seguinte declaração do General Leônidas Pires Gonçalves, em vídeo disponível na internet:
“... porque a estrutura funcionava com ordem, com disciplina, com princípio e com vigilância... Agora, quando me perguntam ‘Houve tortura?’, eu digo ‘houve!’ Mas não controlado pela gente. E vai haver sempre na história da humanidade! Na história da humanidade! Porque é a miserável condição humana...”
Essa declaração é bastante ilustrativa da falta de ordem, disciplina, princípio e vigilância que permeou a ditadura militar de 1964 a 1985 no Brasil. O jornalista Elio Gaspari, em seus livros “A ditadura envergonhada” e “A ditadura escancarada” já chamou a atenção pro fato: os militares, ou por conveniência ou por incompetência, fizeram vista grossa para toda a sorte de crueldades que rolaram nos porões. A pergunta é: vão continuar fazendo?
Sim, já se passaram 30 anos. Sim, muitos que viveram aquele período já faleceram. Agora, dizer que a criação da Comissão da Verdade “pretente abrir ferida na amálgama nacional, o que não trará benefício...” é não querer enxergar que a ferida ainda está aberta, e que o benefício histórico é imenso. No mínimo, o benefício de famílias destroçadas por mortes e desaparecimentos ou o benefício pessoal de quem sobreviveu às torturas, estupros, empalamentos, espancamentos ou qualquer tratamento incondizente com o tradicional discurso militar.
Portanto, a melhor defesa institucional das Forças Armadas deveria ser a de apoiar e contribuir com a Comissão da Verdade. Resistir a essa comissão é ingênuo e retrógrado. Pois é a oportunidade de reconhecer erros históricos e punir, mesmo que moralmente, quem com o desrespeito aos direitos humanos manchou seus digníssimos princípios de liberdade e justiça. Ainda que tardia.
Claudio Lins,  10 de março de 2011

30 comentários:

  1. CONFESSO NÃO SER POLITICA, ACHO UMA FALHA MAIS VIVI UMA EPOCA EM QUE NOTICIAS ERAM ESCONDIDAS, NÃO SE TINHA ACESSO A ELAS. NÃO TINHAMOS RADIO E JORNAIS NÃO SE COMPRAVA O POUCO QUE SEI FOI APRENDIDO ATRAVÉS DA ESCOLA ESTUDANDO HISTORIA DO BRASIL QUE POR SINAL NÃO DA PRA APRENDER NADA.SEI QUE AMOR E REVOLUÇÃO VAI NOS MOSTRAR UM POUCO DESSA HISTORIA MEU DESEJO É QUE OS FATOS POSSAM SER CONTADOS SER RESTRIÇÕES.UM ABRAÇO POETA POLITICAMENTE CORRETO. BJÃO

    ResponderExcluir
  2. Pena não termos liberdade de expressão..

    ResponderExcluir
  3. Perfeito o seu ponto de Vista Claudio, também penso dessa forma,é super retrógrado não apoiar a comissão da verdade, verdade de um povo sofrido, machucado e torturado por um grupo de tacanhos sem ordem e principios. A verdade desse povo que sofreu e perdeu as pessoas que amavam por causa de hipocritas que pouco ligavam para o sofrimento do povo tem que ser totalmente revelada a comisão da verdade tem que ser apoiada e essa é a melhor forma de fazer justiça para o povo que passou por tudo aquilo na epoca e vive até hoje! Como você mesmo citou "justiça ainda que tardia" mais que haja justiça.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Cláudio, vc não dorme não menino? rsrs Olha a hora que foi postar.. rsrs Brincadeiras a parte... Bom, concordo plenamente cntg... Em parte, dou graças a Deus de não ter nascido nessa época.. muita dor, violencia... nossa! Ok que hj em dia ainda tem muuito disso, decepcionante mesmo! Falando nisso, como terei coragem de assistir a novela Amor & Revolução? hahaha... Tudo a ver com isso, ne? Td bem que não vai ter cenas taao violentas como as da vida real.. mas mesmo assim.. rsrs Brincadeira.. Mas falemos de coisas booas... Ansiooosa pra te ver de novo na telinha (: haha.. Abriil que não cheega rsrs Ah, tá uma graça o blog, viu? :) Já estou seguindo! (: Abçs e SUCESSOS SEMPRE! :D

    ResponderExcluir
  7. AGORA SIM, MINHA POSTAGEM MAIS COMPLETA:

    Sua indignação é a minha também. Parece recorrente que no Brasil não se queira apurar a história real. E não é a primeira vez. Os arquivos do período da escravidão foram destruídos por ordem de Rui Barbosa. A despeito de tudo de bom que ele fez pelo país, esse ato foi deletério.

Sobre os militares, acredito que muitos não apoiaram o GOLPE. Tive um professor que foi capitão do exército nessa época. Era então um jovem idealista, um intelectual, amante das artes. Durante uma manifestação de estudantes no Largo de São Francisco (onde até hoje tem um Campus da UFRRJ), no Centro do Rio, defendeu os jovens que ali estavam contra o ataque de forças paramilitares. Arriscando a própria vida para salvar os manifestantes. Quando soube disso passei a admirá-lo, apesar de ser um sujeito estranho e durão, daquele dia em diante vi nele uma virtude muito grande. Até entendi melhor sua forma de ser. É claro que sua atitude não o deixou impune, apesar de ser filho de general ficou 9 meses preso na Fortalezas de Sta. Cruz e Forte Imbuí, ambos em Niterói. Até hoje não recebeu anistia. Quando perguntado sobre o fato, diz que “fez o que tinha que ser feito”.

    Cláudio, se interessar conhecer melhor o professor que citei, acesse http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=309AZL003

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, muso, seu avô era da Marinha! Que legal! O meu também! Inclusive estava embarcado durante a 2ª Guerra e por isso foi condecorado com uma medalhinha que guardei comigo depois que ele faleceu ano passado.
    Talvez pelo mesmo motivo que vc - ter avô militar - eu tb não concorde com as chacotas de que os militares viraram alvo. Penso que, como nossos avôs, muitos militares eram pessoas de bem, que tinham família e coração, e por isso não merecem ser vistos como mostros-torturadores só pq eram das Forças Armadas.
    Como historiadora penso tb q as evidências q a História deixa não são neutras... quero dizer que se escolhe, deliberadamente, que História contar às futuras gerações, e em função dessas escolhas, muito se omite, para dizer o mínimo, de ambos os lados. É daí que vem grande parte da desilusão que me fez perder o entusiasmo em lecionar. A Comissão da Verdade é um grande passo, e certamente a resistência das Forças Armadas em relação à ela provém do fato de que ainda deve ter muita gente graúda com culpa no cartório solta por aí. Nem todos os que fizeram vista grossa naquela época faleceram. Por isso acho que iniciativas como a Comissão, bem como a abertura dos arquivos da Ditadura, não terão, infelizmente, muito sucesso no curto prazo, pois a mentalidade tacanha dos anos de chumbo tem interesse em proteger quem tem algo a esconder. Mas espero estar viva, mesmo que muito velhinha, pra ver colocarem o dedo nessa ferida que ainda sangra.

    Pri Morelatto

    ResponderExcluir
  11. lAMENTAVEL !!!
    O BRASIL CONTINUA EMPURRANDO ESTA HISTORIA PARA BAIXO DO TAPETE.SE O EXÉRCITO SE OPOE É PORQUE TEM MEDO QUE O LADO ESCURO, PODRE DA HISTOIA VENHA A TONA.E MUITOS DESSES TORTURADORES IMPUNES HOJE POSAM DE HOMENS INTEGROS, UMA VERGONHA.

    ResponderExcluir
  12. eeeeeeeeeee
    Fico feliz que vc tenha voltado a escrever num blog :D ADorei saber!!! Amo esse seu lado "filosofo de fundo de quintal" kkk
    Agora falando sobre a Comissão da verdade, a verdade que mesmo sendo aprovado o projeto de lei, que já tah com mais teia de aranhas do que o Zé do caixão, a verdade verdadeira não vai aparecer, o que pode acontecer é aparecer uma verdade maquiada,modelada. É difícil viver num país em que não se pode confiar em seu próprio exército, eu fico meio que na encruzilhada moro cercada por militares, estudo num antigo local marcado pela ditadura ( de frente ao quartel que era o antigo Colégio REalengo, aonde estudou toodos os ditadores de nosso país, to bem neh? aff)
    mas também conheço pessoas que tem experiências horríveis da época. Fico assustada quando ouço pessoas dizendo que bom era a época da ditadura, Tem pessoas que são como vampiros, estão mortos, mas respiram e sobrevivem de sangue. Como disse a Sonia O Brasil adora empurrar com a barriga, e se realmente forem mexer com isso, mesmo a lei não prevendo grandes punições, vamos ter que usar máscaras, pq a coisa vai feder!!!

    ResponderExcluir
  13. Claudio gosto muito de ler e ouvir sua opinião sobre todos os assuntos, vc sabe o que fala, concordo plenamente com vc.

    ResponderExcluir
  14. Olá Claudio
    Poder saber á opinião de uma pessoa tão culta e inteligente,nos faz abrir á mente para certos assuntos importantes que não levamos á sério.
    Espero sempre chegar aqui e ter um assunto tão envolvente,que nos estimule á cidadania!
    Claro q como Fã é facil achar tudo oq vc faZ,perfeito,rs,mas vc vai mtO além disso,seu ponto de vista,é mto sério e nescessário!
    Abraço,Má

    ResponderExcluir
  15. olá Claudio Sou de 1989 nunca realmente parei para pensar nesses assuntos e você abriu o leque para uma questão que realmente tem muito pano pra manga afinal falar de Ditadura ainda é um assunto meio proibido entre os mais velhos ... como você disse uma ferida aberta ...

    bjs
    Daiane

    ResponderExcluir
  16. Oiiii!! Só passei , para dizer q adorei esta opurtunidade de poder compartilhar ideias, pensamentos e opiniões contigo . Acho q vai ser legal. Beijooo Boa Noite !!!!

    ResponderExcluir
  17. Concordo com o seu ponto de vista , é uma pena que muitos não fazem nada para melhorar o nosso país. Poucos investem em educação uma coisa que todos precisam.
    Vou ver A&R inteira desde já acho a novela super interessante!!
    Parabéns pelo seu talento.

    ResponderExcluir
  18. gosto muito de suas novelas e amor e revoluçao vai arrazar thuanny

    ResponderExcluir
  19. Bom fazer o paralelo entre antes e depois da DITADURA, o tema em voga aqui, fica complicado, por que de fato vivenciamos de forma diferenciada quando a história nos é contada e não vivida. Mas o período entre 64 a 85 deixou o seu legado de torturas implacáveis. Sei que o pensamento e ponto de vista não são ubânimes (graças a Deus), mas se olharmos para outros continentes (ÁFRICA os países do Oriente Médio), que vivem uma forma de governo onde o poder político é efetivamente controlado por militares, podemos asseverar que este controle é de fato AUTORITÁRIO demais para os dias atuais, para uma realidade globalizada, cibernética, olha nós aqui. Penso que alguém sempre terá algo a esconder, mas vamos sonhar que transparência seja possível nos dias atuais, pelo menos aqui entre nós (risos).
    Quase tudo por aqui é deturpado, olhem só, dizem e até existe ministério da reforma agrária, devida ser de assentamentos. Acho que este espaço vai ser legal, como um cantinho de estudos (atualizações). Desejo sucesso para o artista que aparenta não ter somente uma linda voz e um rostinho lindo. Bom está aqui a minha contribuição para novas discussões.
    Beijo fraterno
    Rosângela Moreno.

    ResponderExcluir
  20. Deveria ser ministério de assentamento agrário kkk
    Foi o que eu quis dizer. ô digitação horrível.

    ResponderExcluir
  21. No link a seguir, o historiador CArlos Fico reflete sobre algumas "razões" para a censura à documentação histórica referente ao período da ditadura militar no Brasil:

    http://www.brasilrecente.com/2011/03/aperj-impede-acesso-documentos.html

    ResponderExcluir
  22. Bem vindo!
    Como a Daiane comentou tbm sou de 1989, mais como meus pais são da década de 40 tenho um contato sobre esse assunto vividos pro eles.
    Infelizmente para mim, esse assunto sobre ditadura é muito forte, não tenho estômago para ter conhecimentos sobre isso, na minha opinião é muita falta de respeito com um ser humano esses tipos de torturas, abusos sexuais, etc... Mais tbm não sou nenhuma quadrada que não sabe dos beneficios que os brasileiros teriam se fossem realmente feita a Comissão de Verdade, mas não podemos nos esquecer que isso envolve nome de pessoas importantes da época, mesmo mortos ou idosos muitos, pessoas que tem conhecimentos dos fatos não ia querer que uma pessoa de "respeito" tenha seus podres revelados.
    Infelizmente o Brasil ainda precisa melhorar e muito, temos liberdade de expressão? Sim temos. Mais expressões aquelas que são convenientes, pois muitas das vezes as necessárias são restritas e o povo não tem conhecimento. Sobre o que aconteceu de fato na ditadura é uma delas. Quantas e quantas vezes estudei história no ensino fundamental justamente sobre a ditadura, o golpe de 64 e era sempre a mesma coisa: "Professor está faltando alguns detalhes nessa matéria, não adianta procurar muito nos livros pra fazer o trabalho, pois é sempre o mesmo assunto". Quem estuda hoje e se fosse possivel a liberação desses documentos ia melhorar e muito a educação da geração futura. E muitos que ja estudaram teriam que revisar o que aprendeu - o que é o meu caso.
    "Brasil! Mostra a sua cara... Em nenhum instante Eu vou te trair... Confie em mim" - Cazuza.

    ResponderExcluir
  23. OI CLAUDIO ADORO VC DESDE ESMERALDA E UMA ROSA COM AMOR E AGORA EM AMOR E REVOLUÇAO VCS ESTAO ARRASANDO NAS CENAS FORTES PARABENS PRA TODOS PRINCIPALMENTE A GABRIELA AVISA A ELA QUE ELA TA DANDO UM SHOW PARABENS BEIJOS E MUITO SUCESSO THUANNY

    ResponderExcluir
  24. Oi Lydia, boa lembrança do amadíssimo Cazuza, mas ninguém quer mostrar a cara não, acho. A comissão da verdade poderá apenas abrir velhas/novas feridas aos que conviveram cara-cara com a ditadura, a perda dos entes queridos. Documentos, sinceramente só apareceria o que pudesse interessar, e a quem. Brasileiro é genuinamente pacífico, povo resiliente. Será que a história é apenas mal contada? Penso que teremos que nos remeter ao princípio de tudo, para uma compreensão "melhorada" (desde a colonização, digo). Tô adorando este tema. Bora estudar nossa história gente. Embora, eu acredite que certas opiniões devem ser expressadas só no pé do ouvido kkk, acredito muito nesse negócio de liberdade de expressão não, eu que sou cafusa, ou confusa?
    Cadê o povo pra esquentar o bate papo?
    Bjoocas.

    ResponderExcluir
  25. Rosa eu concordo, a informação que chega como produto final para a massa, é manipulada, interesseira, é como convém a Elite. O próprio Claudio em uma entrevista falou sobre máfia musical, não falou nesses termos é claro, mas falou sobre a questão do mercado querer manipular o que o artista vai expressar com sua arte, se isso acontece com a música imagina com a informação? A música com poesia comove, mas a informação com fatos agita os ânimos. E é esses ânimos que a mídia e quem estar por trás dela quer manter quietinhos, gente já imaginou se os PODRES DE VERDADE, viessem à tona? pode ter passado mil anos a revolta ia ser a mesma, são nossos pais, avós, nossa gente massacrada! Nosso sangue derramado! Nossa história torturada! A Revolta dá sede ao indivíduo de conhecimento, alguém revoltado, procura informações de como agir, e conhecimento específico é algo propositalmente muito bem manipulado para que a grande massa não obtenha. enfim, eu sempre digo uma coisa na minha casa QUEM NÃO TEM INFORMAÇÃO É MANIPULADO POR QUEM TEM! Bem é o que eu penso.
    bjux no core Dôcês

    ResponderExcluir
  26. Rose foi isso que eu quis dizer, mesmo que tenha tido a possibilidade de abrir a Comissão de Verdades, nunca que eles iam de fato querer expor esse lado do Brasil. Como vc mesmo disse o Brasil é um pais pacifico, os brasileiros não querem confusão, guerra, acho que é por causa até do sofrimento da ditadura que no tornamos assim. Na minha opinião franca - desculpa os bem intencionados - acho que seria melhor deixa isso quieto, muitos iam sofrer e muito com essas revelações. Quem ia querer remexer no passado tão dolorido, claro tem aquelas familias que querem saber onde foi parar o "tio, pai, mãe, irmão" que sumiu na época da ditadura, do golpe de 64. Eu acho esse assunto muito delicado pois divide muitas opiniões, eu pessoalmente acho que isso devia ficar quieto, mais para aqueles que querem saber que seja liberado. Mais a QUESTÃO vai ser liberado??? Acho que não. Como a Annie falou as informações são manipuladas para o Bel-prazer de quem a divulga. Podem me informar um assunto hj e depois eu descobrir que não é bem assim. Isso é politica, infelizmente não somos tratados com sinceridade. O que vc me diria se eu forja-se uma informação? Sempre tem uma simples palavra que muda totalmente o contexto.
    Gente sou brasileira, mais não me deixo enganar pelas noticias, infelizmente sempre tenho um pé atras sobre o que é me dito. Gente isso é a minha opinião, não tenho base nenhuma pra falar, só o que eu penso. Desculpe se vcs não concordarem com alguma questão que foi dita por mim. Mais a verdade é só uma: "Os poderosos não vão querer mostrar uma grande ferida que o Brasil tem do passado". Sabe aquela ferida que nós temos que nem ousamos nos lembrar??? É assim que eles devem pensar. "Pra que tocar num assunto que ja passou??"
    Gracias e bjos
    Lídya.

    ResponderExcluir
  27. Lídya concordo com vc em parte, ficar quieto tbm não é a solução, por mais que não divulguem tudo o que se deve divulgar abre espaço para descobertas, deixar quieto é tudo o que eles querem, Nós sabemos que para gente a informação vai vir mais maquiada do que palhaço de circo, mas entre eles a coisa vai ficar feia, acredite quando se mexe em uma coisa desse tipo se descobre outras e que poderão ser punidas entende, pode não ser o resultado perfeito, mas que 100% intactos não vão sair não, até pq lá dentro é um querendo comer o fígado do outro, entón acaba vazando mais do que eles desejariam, se não fosse não haveria resistência nenhuma ;D Do you Understand Honey?
    bjux no core de vcs!!!

    ResponderExcluir
  28. Hum! Sabe meninas pareço meio descrente, mas o saber é perverso, não nos deixa retorno, quando aprendemos alguma coisa, fica difícil deixar de fazer uma análise da situação apresentada. Qando fiz meu TCC na faculdade entendi ralmente como é a questão agrária no país, agora no mestrado do meu amigo ele fala toda hora comigo sobre SINDICATOS, nossa não é fácil não o jogo de interesse, eu q já trabalhei na rede privada, agora pública, fico cada dia mais choquita. O negócio é que uma pop como a nossa, onde só 3% tem acesso ao curso superior, ou seja faz parte da elite pensante, fica mto complicado mudar uma realidade. As mudanças aqui só acontecem através dos movimentos sociais, e isso, somente quando incomoda a classe média lata pra cima. Pois, através das leis fica mais difícil, quem escreve e vota né? Aí a indignação crescer, mas um dia, quando eu não estiver mais aqui quem sabe né. Tento dar minha contribuição fazendo tudo certinho, mas uma andoria sei que não faz verão.
    Bjoocas em todos Até.

    ResponderExcluir
  29. Rosa se te consola sou mais uma andorinha sonhadora, e com vontade de mudar o máximo que posso ;D
    uma andorinha não faz verão, mas um elefantinho incomoda muita gente!!! hehehehehe

    ResponderExcluir